Encontro esclarece dúvidas de entidades sobre liberação de recursos do Fiesporte

29/05/2017

Foto: Karine Zanardi dos Santos

 

Encontro teve na mesa principal integrantes da SMEL e da Secretaria da Fazenda 

 

Uma reunião promovida pelo Município, no auditório do Sindiserv, na manhã desta segunda-feira (29/05), esclareceu dúvidas sobre a liberação de recursos do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte). Cerca de 50 pessoas, representantes de entidades contempladas com projetos para 2017, estiveram presentes para ouvir os esclarecimentos da secretária do Esporte e Lazer, Marcia Rohr da Cruz, e do secretário da Fazenda, José Alfredo Duarte Filho.
A Secretaria da Fazenda explicou que, desde 2014, não eram feitas avaliações das prestações de contas, o que é considerado um desrespeito às regras do edital. Agora, todas as contas dos contratos dos anos de 2014, 2015 e 2016 estão sendo reavaliadas. Os recursos do financiamento de 2017 só serão liberados após a aprovação dos exercícios anteriores. "Essa particularidade tem que ser cumprida.

 

Estamos fazendo uma força-tarefa para colocar os processos em dia. Nos casos de inconsistência, as irregularidades terão que ser sanadas. Só depois disso é que as entidades vão receber os recursos. Isso é regra, é lei e a lei nós vamos cumprir", argumentou o secretário.


Quem inscreveu projetos pela primeira vez e, portanto, não tem pendências anteriores irá receber os recursos assim que as contas do município forem liberadas pela justiça. "Nós não temos má vontade com nenhuma das entidades, pessoas ou ações. Temos que cumprir a legislação. Quando as contas do município estiverem desbloqueadas, teremos o dinheiro para fazer o repasse. Acreditamos na importância desses projetos para a comunidade", destacou a secretária do Esporte e Lazer.


Os projetos inscritos no Fiesporte são divididos nas categorias educacional, eventos, rendimento e alto rendimento. Mais de R$ 3,5 milhões são destinados a esse repasse. De um total de 103 projetos, 70 já foram homologados até o momento pelo Controle Interno do Município, responsável pela análise das contas. Conforme a liberação dos pareceres, a Smel está entrando em contato com os responsáveis para informar a situação de cada entidade.


A Secretaria do Esporte e Lazer também se coloca à disposição para esclarecimentos individuais sobre o andamento de cada projeto aprovado. (Assessoria de Imprensa - Smel).


 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

© 2016 por Alan Diego Mendes