Bocha: experiência e sabedoria na cancha

11/05/2017

Adelino Dalla Rosa, que completa 97 anos de idade em 11 de junho, é um símbolo da modalidade

 

 

Considerado um dos esportes mais tradicionais de Caxias do Sul e região da Serra, a bocha pontobol tem características interessantes. A maioria dos atletas está na faixa etária acima dos 30 anos, revela o presidente em exercício da Liga Caxiense de Bocha Pontobol, Wolnei Cremonini Padilha, que é o tesoureiro da entidade, mas responde pelo comando durante as viagens do presidente Raul Giasson.

“Não tem limite de idade. Temos um jogador de 96 anos, o seu Adelino”, destaca Wolnei, se referindo ao sogro. E lembra um detalhe curioso: há cerca de 10 anos, ele iniciou na bocha a pedido da mulher, Maurien, justamente para acompanhar Adelino aos treinos e jogos. “Fui e não parei. Hoje, quando ela quer reclamar que nós saímos todas as terças, quintas e sábados para jogos e treinos, digo que foi ela quem me colocou no esporte”, se diverte Wolnei.

Atleta da Sociedade São José Trabalhador, no bairro do mesmo nome, na região da Gethal, Adelino Dalla Rosa, que completará 97 anos no próximo dia 11 de junho, pratica a bocha desde os 13 anos. Nascido em São Valentim, interior de Farroupilha, desempenhou inúmeras atividades desde o tempo da colônia, como na hotelaria, comércio e construção civil.

Nos bons tempos, era considerado o Pelé da bocha e foi capitão da seleção caxiense. “Na bocha, tive muitas amizades. Conheço muitas pessoas de Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves, Cotiporã, o que se seria possível se não fosse o esporte”, afirma.

Sobre a longevidade, ele diz que, “se o segredo da vida é trabalhar, então é isso. Trabalhei muito e nunca parei. Saí da colônia com 20 anos, sem fatiota, sem calçado, e consegui tudo com o trabalho. Até hoje cuido da horta”, conta Adelino, que mora com o genro Wolnei e a filha Maurien.

Em relação ao jogo, o experiente atleta diz que o segredo para o sucesso “é muita calma. Não pode ficar nervoso”. 

 

Homens e mulheres

Com a participação de 14 equipes, que somam cerca de 250 atletas, o Campeonato Municipal de Bocha Pontobol começou no dia 4 de março. Na primeira fase, jogam todos contra todos, em turno e returno. Até o momento, foram realizadas sete rodadas. Os jogos começam às 13h30, com acesso livre aos interessados em assistir.

Os oito primeiros avançam para as quartas de final, com os melhores seguindo para as semifinais e final. Quem não se classificar vai disputar a competição da Semana de Caxias. A previsão é de encerramento em outubro.

Na versão feminina, que começou em 7 de maio, são quatro equipes, também com a disputa em turno e returno, classificando as duas primeiras para a final. Participam em torno de 90 atletas. Como são aos domingos, os jogos ocorrem a partir das 8h30.

O campeonato tem o financiamento do Fiesporte, por meio da Prefeitura de Caxias e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL).

Mais informações, como a tabela e classificação, podem ser obtidas no site http://ligacaxiensedebocha.no.comunidades.net

 

CLASSIFICAÇÃO 

 

1º: São Virgílio = 24 partidas (399 pontos)

2º: São Luis 6ª Légua = 21 partidas (337 pontos) 

3º: Pio Décimo = 19 partidas (381 pontos)

4º: São Pelegrino = 18 partidas (371 pontos) 

5º: São José Trabalhador = 18 partidas (357 pontos)

6º: São José Linha Feijó = 17 partidas (381 pontos) 

7º: Estrela da Saúde = 17 partidas (357 pontos)

8º: São Severino = 16 partidas (353 pontos)

9º: Rio Branco = 16 partidas (334 pontos)

10º: Galópolis = 13 partidas (312 pontos) 

11º: Pedancino = 12 partidas (313 pontos) 

12º: Victor Emanuel = 11 partidas (278 pontos)

13º: Palmeiras = 07 partidas (295 pontos)

14º: São Luiz 9ª Légua = 01 partida (218 pontos)

 

 

ÚLTIMOS RESULTADOS

 

7ª Rodada – Dia 6 de Maio

 

 

Victor Emanuel X Rio Branco (4 X 1)

São Luiz 9ª Légua X Estrela da Saúde (2 X 3)

São Virgílio X São Luis 6ª Légua

Galópolis X São José Linha Feijó (2 X 3)

Palmeiras X São Pelegrino (1 X 4)

Pedancino X São Severino (3 X 2)

Pio Décimo X São José Trabalhador (2 X 3)

 

8ª Rodada – 13 de Maio

Rio Branco X São José Trabalhador

São Severino X Pio Décimo

São Pelegrino X Pedancino

São José Linha Feijó X Palmeiras

São Luis 6ª Légua X Galópolis

Estrela da Saúde X São Virgílio

Victor Emanuel X São Luiz 9ª Légua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

© 2016 por Alan Diego Mendes