Felipe disputa torneio na França


Garoto formado no futsal do Vasco e da Top Sport está há cinco anos na Escolinha de Futebol do E.C. Juventude, a quem representará no Challenge Du Printemps, na cidade de Guipavas, noroeste francês.

Felipe Rodrigues Camelo, dedicado, focado no trabalho e quase uma década de experiência. Falando assim parece uma descrição de algum currículo de um trabalhador comum. Mas na realidade se trata de mais um pequeno atleta caxiense, que completa 13 anos em setembro, em busca do seu sonho que é a profissionalização na modalidade esportiva mais concorrida do nosso país. Muito antes de entender o que significa ser jogador de futebol, o garoto gostava mesmo era de brincar de bola. Percebendo a aptidão para gostar de esporte, a mãe, Carla Camelo, procurou matricular o filho em uma escolinha de futsal. Iniciou assim mais uma bela história de tantas outras em que jovens, através do esporte, desenvolvem toda a sua identidade baseada na disciplina, educação, sociabilização, dedicação e a compreensão da meritocracia.

E fez por merecer a admiração de todos os presentes no ginásio do Vascão, aos 4 anos de idade, quando viam ali um pequenino correndo ao lado de meninos mais velhos, sem medo e com uma fome de bola que fazia rir até o seu professor, Bruno Spritze Stela. Foram seis anos vestindo a camisa cruzmaltina da escolinha do Vasco da Gama (do diretor Marcio Pescador), onde conquistou maturidade que o destacava dos demais meninos com dez anos de idade, além de diversos títulos e prêmios individuais.

Liderança e Personalidade “O Felipe, sempre foi nosso capitão naquele período. Sempre teve uma liderança positiva na turma. Usamos uma expressão para ilustrar meninos como ele, chamamos de “carregador de piano”. Um atleta com esse perfil numa modalidade coletiva é mais ou menos assim. Talvez não seja o atleta que mais chama atenção quando está em ação, mas com certeza é o que mais te fará falta quando estiver sem ele”, conta o técnico Bruno, que complementa: “Uma das virtudes do Felipe sempre foi a personalidade com que ele sempre encarou esse status de destaque dentro de uma geração. Ele nunca demonstrou um ego mais enaltecido, ou qualquer tipo de marra que é comum nesse ambiente do futebol. Ele transmite pra gente a sensação de que não é necessário cobrar dele os pés no chão.”

Características assim chamaram a atenção do coordenador das categorias de base do Juventude, Jonas da Rosa, que formalmente procurou os responsáveis da escolinha e no final de 2012 deu início ao período de adaptação do atleta no futebol de campo sem perder a ligação com o futsal.

No ano de 2014, Felipe migrou para outra escolinha tradicional de Caxias do Sul, a Top Sport. A escolha foi difícil, pois seu professor com quem treinou desde sempre estava alterando seu curso profissional com boas expectativas, e o garoto fiel a sua grande referência até então, encerrou com orgulho e carinho seu ciclo no Vascão. Hoje, atleta da categoria sub 13 da Top, vê com grande expectativa mais uma temporada em disputa de grandes competições como por exemplo o campeonato Estadual de Futsal e demais competições do ano.

A rotina aumenta gradativamente a cada temporada, com treinos praticamente todos os dias da semana além de um calendário de competições de janeiro a dezembro.

Viagem Especial

A novidade desse ano fica por conta da participação de atletas da categorias sub 13 do Juventude que durante os dias 30 de abril e 1º de maio, participarão do tradicional torneio de futebol 8 em Guipavas na França. A cidade do noroeste francês abrigará equipes como Mônaco, Lyon, Olympique de Marseille, Juventus da Itália, Dínamo de Kiev, entre outras equipes além de um selecionado do Japão.

É uma grande oportunidade para a ampliação dos horizontes esportivos e culturais de tantos atletas quanto o Felipe, somado ao estabelecimento do trabalho brasileiro na formação esportiva perante ao mais diversos mercados da bola. Fica o registro para o desejo de uma ótima viagem aos responsáveis pela delegação na competição, boa sorte aos atletas no desempenho das suas atividades, sabendo sempre que o caminho para alcançar o sonho está apenas iniciando. Sucesso para todos os profissionais da área esportiva, em especial aos do futebol e futsal, para que tantos outros jovens renovem a expectativa de bons frutos nas novas gerações do esporte.

Posts Recentes

© 2016 por Alan Diego Mendes